Saiu na edição 34, do Almanaque Abril de 2008, obra da editora Abril que reúne uma miscelânea de informações sobre várias áreas do conhecimento humano, na seção Curiosidades, página 19: "Você sabia que as abelhas, para fazer meio quilo de mel, precisam coletar o néctar de cerca de 2 milhões de flores?"
Há muito tempo atrás, o sábio Salomão em suas inspiradas declarações, anunciou uma verdade que transmite o propósito da natureza: conduzir o ser humano ao conhecimento do caráter de Seu Criador. "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio." (Prov. 6: 6) E Paulo afirma que as pessoas são indesculpáveis perante Deus, "porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas." (Rom. 1: 20)
A Natureza e a Bíblia são dois livros que nos ensinam o poder e o caráter de Deus. Tanto as abelhas como as formigas, ou mesmo as outras formas de vida, têm lições a transmitir. Perseverança, diligência, atitude, disposição, trabalho em equipe, organização e qualidade no trabalho. Essas e outras lições podemos aprender com as criaturinhas, planejadas por Deus para lembrar aos seres humanos de que a fonte de luz e conhecimento não é o intelecto humano, mas o saber que vem somente de Deus. “Inclinai os ouvidos e ouvi a minha voz; atendei bem e ouvi o meu discurso. Porventura, lavra todo dia o lavrador, para semear? Ou todo dia sulca a sua terra e a esterroa? Porventura, quando já tem nivelado a superfície, não lhe espalha o endro, não semeia o cominho, não lança nela o trigo em leiras, ou cevada, no devido lugar, ou a espelta, na margem? Pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. Porque o endro não se trilha com instrumento de trilhar, nem sobre o cominho se passa roda de carro; mas com vara se sacode o endro, e o cominho, com pau. Acaso, é esmiuçado o cereal? Não; o lavrador nem sempre o está debulhando, nem sempre está fazendo passar por cima dele a roda do seu carro e os seus cavalos. Também isso procede do SENHOR dos Exércitos; ele é maravilhoso em conselho e grande em sabedoria.” Isaías 28: 23 a 29 Os atributos divinos são ensinados aos que se mostram sensíveis à Sua voz.
Quantas coisas conquistaríamos, se diligentemente trabalhássemos em prol do foco que julgamos ter? Muitas pessoas buscam o sucesso através de variadas fontes, mas se esquecem Daquele que conhece todas as coisas e revela o caminho da vitória na vida. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tiago 1: 5
Que possamos, como estudantes na escola do conhecimento de Cristo, aprender com humildade as lições tão úteis para nossas vidas, a fim de sermos pessoas melhores e glorificarmos ao nosso bom Deus. “Os homens sempre precisam estar pesquisando, sempre aprendendo; contudo, há um infinito além.” Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 3, pág. 306
Nenhum comentário:
Postar um comentário