sábado, 1 de setembro de 2012

O objetivo do Vislumbre Natural

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os Seus juízos, e quão inescrutáveis, os Seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o Seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a Ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dEle, e por meio dEle, e para Ele são todas as coisas. A Ele, pois, a glória eternamente. Amém" Rom 11: 33 a 36 

O avanço científico presenciado pela humanidade no século 21 não pode ser negado. De poderosos computadores às estações espaciais; da engenharia bioquímica às descobertas no campo da medicina - tudo evidencia o progresso. Contudo há coisas na natureza que homem algum pode entender por mais inteligente que seja. Como saber a origem do universo? Qual o tamanho do cosmos? Como funciona o cérebro humano? Como entender a complexidade irredutível dos sistemas vivos?... Essas e outras perguntas por vezes acham-se sem respostas e nada mais há a fazer do que imaginar qual seria a melhor explicação, baseada na verdade. 

O fato é que, fora da experimentação, a ciência é cega. Infelizmente, o conhecimento sobre Deus não é tido como algo viável para explicar fenômenos e outras coisas observadas no Universo. Então como provar a existência de Deus? A resposta é: não podemos. Mas Ele deixou evidências que nos levam a entender que existe um Criador. Quando a razão humana não pode mais avançar, é hora de a fé ativar. (Heb 11: 1 a 3) Foi o próprio Albert Einstein quem certa vez disse: "A ciência sem religião é manca, a religião sem a ciência é cega". A fé não precisa ser atacada ou chamada de ilusória ou fraqueza da evolução humana. Ela pode ser racional e há base para tanto na verdadeira ciência. 

Tudo aquilo que vai contra os princípios e verdades da Bíblia não prospera em seu caminho, nem liberta as pessoas de seus vícios e dilemas. As questões profundas do espaço sideral e, por extensão, toda a natureza, estão lá para entendermos que não podemos compreender a Deus muito menos as coisas por Ele criadas; seria como colocar o imenso oceano num pequenino copo. Há coisas que Ele revelou e outras que só a eternidade dará sua luz. O melhor é entender que a criação aponta para seu Autor, o qual é nosso Criador e Redentor. Ele é o sentido de tudo isso.

O objetivo do Blog Vislumbre Natural não é especular, mas sim, tão somente vislumbrar, contemplar com humildade as obras de Deus (obras de criação e redenção), vendo o invisível pela fé e por meio das inegáveis evidências no grande Livro da Natureza (Rom 1: 20 a 22) e  também naquele guia infalível dado por Deus: a Bíblia Sagrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...